Olá... Iniciando a semana e antes de começarmos a reclamar de nosso trabalho, temos que pensar que sempre haverá alguém em uma situação pior que a nossa. Foi exatamente o que me aconteceu nesta segunda, quando voltava para o escritório, observei este dois senhores trabalhando na fachada deste prédio e não pensei duas vezes, fiz a foto para trazer ao Blog.
Essa é uma das atividades de risco que temos dentro da Construção Civil e estatisticamente podemos dizer que uma das principais causas de mortes de trabalhadores se deve a acidentes envolvendo quedas de pessoas e de materiais. Muitos acidentes tem acontecido nas atividades de pintura, manutenção e conservação de fachadas de edifícios.
Para se evitar tais situações, faz-se necessário um bom planejamento e a utilização de equipamentos e dispositivos apropriados para sua realização com total segurança. Por desconhecimento ou por omissão de contratantes e prestadores de serviços destas atividades, muitas vezes não se atendem às Normas, aumentando ainda mais estes riscos.
Na foto acima, vemos um balancim mecânico, que é recomendado para serviços suspensos (internos e externos). É equipado com guinchos manuais e plataformas metálicas de trabalho que permitem modulação de 1,00m a 6,00m. Propicia agilidade e rapidez na execução dos trabalhos, com plena segurança, pois além dos cabos dos guinchos, dispõe de cabos adicionais acoplados aos trava-quedas. Este produto encontra-se dentro das normas de segurança.
Nos andaimes Suspensos Mecânicos, os sistemas de fixação e sustentação e as estruturas de apoio deverão ser precedidos de projeto elaborado e acompanhado por profissional legalmente habilitado. Para estes equipamentos é obrigatório o
uso de cinto
de segurança tipo paraquedista, ligado
a trava-quedas de segurança, sendo este ligado a cabo-guia que é fixado em estrutura independente da estrutura de
fixação e sustentação do andaime suspenso.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário