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terça-feira, 13 de maio de 2014

POST 130/2014 - VONTADE DE VOAR...



Olá... O final de semana iniciando e junto com ele uma vontade de voar para algum lugar, principalmente depois que encontrei o aviãozinho da Webjet que comprei em uma das viagens que fiz para Porto Alegre, ponto de passagem para a Serra Gaúcha.

Inicialmente, comprei para dar para alguma criança da família, mas acabei me afeiçoando pelo aviãozinho e ficando com ele.  Como eu acho ele muito fofo, resolvi fazer a foto de hoje para o Blog, tendo ele como modelo.

Para quem não teve oportunidade de voar pela Webjet, perdeu uma grande oportunidade. A Webjet Linhas Aéreas (2005-2012) foi uma empresa aérea brasileira que operava no conceito low cost - low fare (companhia aérea de baixo custo - baixa tarifa). Sua sede estava localizada na cidade do Rio de Janeiro e iniciou suas operações aéreas em julho de 2005,  voava na sua primeira fase entre Rio de janeiro (Galeão), São Paulo (Guarulhos), Brasília, Porto Alegre e Florianópolis. 

Já em novembro de 2005, teve problemas financeiros por não conseguir obter 35% da ocupação de seus voos, pedindo inclusive ao DAC (Dep. de Aviação Civil) o cancelamento temporário de seus voos. Isso ocorreu em função de uma guerra tarifária deflagada pelas concorrentes Gol, Varig e TAM, que em 2005 foram responsáveis por 97,5% dos voos domésticos..

Em janeiro de 2006, foi anunciada a venda da empresa para de uma associação de empresas de ônibus e ligadas ao setor de turismo o Grupo Águia (donos da Stella Barros, Top Service, Synergy, Pallas, Palheta Brasil e Gap One) e Grupo Jacob Filho (donos de 20 empresas de ônibus, dentre elas a Ùtil, Expresso Guanabara e Viação Normandy) . Em fevereiro de 2006 os voos foram retomados..

Em maio de 2006, a empresa voltou a operar regularmente, reviram sua estratégia de apostar em vendas somente pela internet e as passagens passaram a ser comercializadas também por operadores de turismo, agentes de viagens e acordos corporativos. De maio até o final de 2006 registou cerca de 123 mil passageiros e load factor (média de ocupação das aeronaves) de 72%.  Em novembro de 2006 a Webjet começou a operar sua segunda aeronave com a reinauguração de voos para Belo Horizonte. 

A CVC, maior operadora de pacotes turísticos do país, deu um passo concreto para ter voos próprios ao comprar a companhia aérea WebJet por cerca de R$ 45 milhões. A operadora quis reduzir sua dependência por voos de companhias aéreas regulares. A Holding CVC fechou a aquisição de 100% das ações da Webjet em junho de 2007.

Em maio de 2008 já contava com seis aviões na frota,   detendo 3,17% do Market Share e vendas acima de R$ 30 milhões ao mês. Em outubro de 2008, atinge 900 funcionários na empresa e vendas acima de R$ 39 milhões ao mês. Em novembro com 9 aeronaves,  a Webjet conquista 3,67% de Market Share.

A Webjet em fevereiro de 2009 já ocupa o quarto lugar no mercado doméstico, atrás de TAM, GOL e Azul, respectivamente e no mês seguinte lançou uma nova pintura e novo interior. Doravante a empresa só ampliou a sua atuação para diversas outras cidades do interior, até que em julho de 2011 a companhia aérea Gol anunciou a intenção de compra da Webjet em uma negociação no valor de R$ 96 milhões. 

Em Outubro de 2012, o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprova a compra da Webjet pela VRG Linhas Aéreas S/A (GOL). . A partir desta data, inicia-se o processo de unificação das operações entre as duas companhias. Em 23 de novembro de 2012 a Gol anuncia fim da Webjet e desligamento de 850 funcionários.

Em dezembro de 2012, o Mistério do trabalho entra com uma ação civil publica contra a controladora Varig (GOL), e a justiça determina o  cancelando as demissões e obrigando a empresa a reintegrar os funcionários, mas em 1 de Março de 2013 a controladora (GOL) em contrario a sentença emitida,  demite novamente os funcionários, totalizando 950 demissões. A luta judicial continua...

Um fato muito positivo sobre a WebJet, é que durante o período que atuou no mercado, de 2005  até o seu fim, em 2012,  foi a empresa de aviação comercial que nunca teve acidentes, nem mesmo incidentes com as suas aeronaves.  Isso demonstra a qualidade de serviços e de seu pessoal.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.



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