Translate

domingo, 4 de maio de 2014

POST 121/2014 - DIA DO TRABALHO OU DO TRABALHADOR?


Olá... Primeiro de Maio - Dia do Mundial do Trabalho e para comemorar o dia, nada melhor que trabalhar um pouquinho em casa, desde os projetos de telhados até no segmento de fotografia para desenvolver um álbum solicitado por uma cliente. Mas também depois de tantos feriados, trabalhar um pouquinho fora de hora não faz mal a ninguém.

Como meu principal instrumento de trabalho é o Laptop, tanto no meu trabalho em minha empresa, como na fotografia, resolvi homenageá-lo fazendo a foto para o Blog.

Comecei o dia trabalhando, mas ao mesmo tempo assistindo uma corrida fantástica: O Grande Prêmio de Fórmula I de 1986 no Brasil, onde tivemos uma dobradinha Nelson Piquet e Ayrton Senna.  Era uma homenagem da Sport TV pelos 20 anos da morte de Ayrton Senna. Na hora da bandeirada, com a música que todos vocês conhecem tocando, me reportei ao ano de 1994 e não consegui conter as lágrimas.  Foram muitas emoções, as lembranças das manhãs de domingo e das madrugadas nas corridas japonesas, do nosso hino, de nossos pilotos com a bandeira brasileira em punho, enfim, haja coração.

Mas o dia do trabalho não é só tristeza, é dia também de se comemorar as conquista dos trabalhadores. O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Em memória dos mártires de Chicago e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Com a chegada de imigrantes europeus no Brasil, as ideias de princípios e leis trabalhistas vieram junto. Em 1917 houve uma Greve Geral e com o fortalecimento da classe operaria, o dia 1º de Maio foi declarado feriado pelo presidente Artur Bernardes em 1925. 

Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos tinham de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.

O 1º de maio de 2014, especificamente, foi marcado pelo anúncio do aumento de 10% no bolsa família, pela Presidente Dilma, contudo os opositores alegam que isso foi uma medida eleitoreira, será? E com choros, sorrisos e até um pouco de indignação, passamos mais esta data  embalados por showmícios pelo país a fora, pois vem aí mais uma eleição... Vamos acertar desta vez?

Até a próxima,
                     Amo vocês,
                                       Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: