Translate

domingo, 25 de maio de 2014

POST 142/2014 - GERAÇÃO COCA COLA ZERO


Olá...  Quinta-feira, fui almoçar e o garçom me fez aquela pergunta tradicional: O Sr. vai beber o que? A resposta quase sem necessidade de pensar, veio instantaneamente: Coca Zero.  Neste momento tomei consciência do que estava acontecendo... Eu que fiz parte a Geração Coca Cola, citada pela lendária banda  Legião Urbana em um dos seus maiores hits, me tornei agora parte da Geração Coca Zero.

Para refletir um pouco, junto com vocês, sobre o assunto, fiz a foto acima para o Blog, onde mostro a transformação do produto deste de sua embalagem, comunicação com o seu público, até o produto propriamente dito, o refrigerante que bebemos.

Conheço várias pessoas que, por diversas razões, não bebem refrigerantes, entretanto não conheço sequer uma pessoas que nunca tenha tomado, pelo menos uma vez na vida, uma coca-cola.  Isso demonstra a incrível força desta marca. que foi construída ao longo de 125 anos de história, das quais mais 70 anos em nosso país.

A Divisão Brasil é uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company. O Sistema Coca-Cola Brasil é composto pela Coca-Cola Brasil e por 13 grupos empresariais, que elaboram o produto final em suas 46 unidades industriais e o distribuem aos pontos de venda. Essa estrutura absorve cerca de 60 mil colaboradores diretos e gera mais de 600 mil empregos indiretos.  As fábricas que fazem parte deste sistema encontram-se estrategicamente localizadas em todas as regiões do país, garantindo o abastecimento de cerca de um milhão de pontos de venda para hidratar e nutrir os consumidores brasileiros com uma ampla linha de bebidas não alcoólicas que engloba refrigerantes, néctares e refrescos, repositores, energético, infantis, chás e água.

A geração Coca-Cola, a qual se referia Renato Russo, se rebelava contra o americanismo que predominava na época e  objetivava regurgitar a "cultura" americana, simbolizada pela coca-cala.  Mas um forte trabalho de marketing feito pela empresa, manteve a coca-cola na liderança do mercado.

Os tempos mudaram, as pessoas engordaram e a preocupação com calorias e açúcar passou a fazer parte da mentalidade mundial e rapidamente, demonstrando estar muito antenada ao mercado, a  The Coca-Cola Company se ajustou e lançou um novo produto para esse novo momento, primeiro a Coca-Cola Diet e depois ajustando a questão do sabor, a Coca Zero que é hoje o principal concorrente da Coca-Cola original.

Hoje há crianças que inclusive, preferem a Coca Zero, provavelmente influenciadas pelo hábito de seus pais. A questão é que Zero ou não a Coca-Cola continua mandando no mercado de refrigerantes e provavelmente continuará por um bom tempo.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.






Nenhum comentário: