Olá... Terça-feira, mais uma visita ao Sul Fluminense a trabalho e ao retornar me deparei com a cena acima, que fiz questão de registrar para o Blog. O que me pareceu mais incrível é que este ponto é muito no início da descida da Serra das Araras e logo a frente existe um radar de 40 Km/h, portanto é difícil imaginar que o caminhão estivesse com uma velocidade muito alta.
Segundo o motorista, foi tudo muito rápido e ele quando se deu conta, havia perdido o controle do caminhão e o mesmo tombou. ao bater na mureta, ele ainda se arrastou por pelo menos 50 metros antes de virar. A perícia no veículo identificará se houve problemas mecânicos. O motorista nada sofreu.
Pela proximidade do posto da polícia federal, logo uma viatura foi enviada ao local, o que inibiu o saque das mercadorias que ainda estavam dentro do caminhão, que foram rapidamente resgatada por outros caminhões da companhia, por tratar-se de produtos refrigerados. Se observarem o caminhão acidentado, bem como os de resgates são caminhões frigoríficos. A carga que caiu na pista (peixes congelados) foi liberada, para que a população local resgatasse.
Os usuários da Rodovia Presidente Dutra que precisam passar pela Serra das Araras, principalmente na pista de descida, estão acostumados a uma triste rotina: os acidentes no local. Além de causarem interrupções frequentes no trânsito, eles são a causa de um número significativo de vítimas.
O número de acidentes neste trecho praticamente dobrou nos últimos anos e mesmos os motoristas mais experientes não se sentem tranquilos ao percorrer este trecho da rodovia. Os motoristas confirmam que a descida da serra é um dos pontos mais perigosos de toda a estrada. O número de carros que passam pela Dutra na Serra das Araras chega a mais de 100 por minuto: três a cada dois segundos. Isso equivale a aproximadamente 100 mil veículos cruzando a rodovia diariamente.
A concessionária presta serviços de socorro médico, seguido de resgate de vitimas até o hospital adequado, e remoção de veículos com problemas mecânicos e elétricos, que são retirados da rodovia e levados a locais seguros para que possam acionar os próprios recursos.
Existe há pelo menos 18 anos, um projeto de duplicação do trecho, que seria a solução para melhorar a segurança dos motoristas que trafegam pelo local. Coincidentemente, na última sexta-feira foi anunciado, em audiência pública na cidade de Piraí, que as obras deverão iniciar ainda este ano. Segundo o diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres - Jorge Luis Macedo Bastos), já está decido que a obra é prioritária para o governo e agora somente problemas burocráticos retardam seu início.
O projeto tem conclusão prevista para 2017 e custo em torno de 1 Bilhão de reais, segundo o presidente da Nova Dutra - Acedino Mendes, será construída uma nova pista de subida e convertida a atual pista de subida em descida. Serão construídos viadutos e um túnel, além de duplicações de pista.
Como diz o provérbio popular: "Antes tarde do que nunca". Agora é só aguardar e torcer para que tudo dê certo... O Blog também é notícia.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário