Translate

domingo, 18 de maio de 2014

POST 135/2014 - XADREZ - UM DOS JOGOS DA MINHA INFÂNCIA


Olá... Quinta-feira e eu com vontade de jogar xadrez...  Peguei o meu tabuleiro e comecei a praticar, daí tive a ideia de trazer ao Blog um pouco da história deste jogo fantástico e para tanto fiz a foto do meu tabuleiro para ilustrar a postagem.

Comecei a jogar xadrez a muitos anos atrás, acho que eu deveria ter uns seis anos... Um grande amigo de meu pai me presenteou com o meu primeiro tabuleiro, que era de papelão em preto e branco e as peças de plástico nas mesmas cores. Lembro muito bem da embalagem, era uma caixa retangular, de papelão, mas imitando madeira e escrito a palavra XADREZ em letras brancas.  O tabuleiro acima, foi um presente que eu e minha esposa compramos para nós mesmos, pelo dia das crianças antes de sermos pais.

Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores, é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.

Na terminologia enxadrística, os jogadores de xadrez são conhecidos como enxadristas ou xadrezistas. O xadrez, por ser um  jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte.  A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças  com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário.

Me recordo perfeitamente do meu ídolo no xadrez e maior jogador brasileiro do esporte de todos os tempos, seu nome é Henrique Costa Mecking (1952), mais conhecido como Mequinho,  ele alcançou sua melhor pontuação em 1977, quando, no ranking da FIDE,  a terceira colocação, atrás de Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi.  Em razão de uma doença teve que se afastar a partir de 1978, o que prejudicou sua carreira nos anos 80. 

Mequinho voltou a jogar em 1991, contra o GM (Grã Mestre - maior qualificação de um jogador) Pedrag Nikolic,  mas por estar longo tempo parado, foi vencido pelo iugoslavo (1 derrota e 5 empates). Em 1992, jogou um match contra o GM Yasser Seirawan, mas depois desta nova derrota, afastou-se por longo tempo. Em 2000, retornou aos tabuleiros para disputar um match contra outro grande mestre brasileiro Giovanni Vescovi,  na época tricampeão nacional. Em 2001, no Magistral Najdorf - Argentina, mostrou seu potencial ao empatar com Judit Polgar, a maior enxadrista da história, e também com o seu antigo adversário Viktor Korchnoi.

Ele também participa de torneios online, como os realizados no ICC (Internet Chess Club). Nele jogam cerca de 25000 jogadores de alto nível, sendo que 200 deles são grandes mestres, sendo que por mais de 10 vezes Mequinho chegou a ser o primeiro do ranking.  Em 2008,  venceu o I Campeonato Brasileiro por Internet, organizado pela Federação Brasileira de Xadrez e disputado nos servidores do Internet Chess Club, após final contra o GM Rafael Leitão.  O título foi decidido após um tie-break. Atualmente Mequinho é o número 2 do Brasil, com uma pontuação de 2606 no rating FIDE de janeiro de 2014. 

O atual campeão do mundo (2013) é o norueguês Magnus Carlsen e a campeã mundial (2013) é a chinesa Hou Yiafan. O enxadrismo foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional em 2011.

Existem várias teorias sobre o origem do xadrez, mas gosto de uma lenda, contada no livro O Homem que Calculava, do escritor e matemático brasileiro Malba Tahan, que diz que numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em uma batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.

Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representavam a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.

O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida.

Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safra do reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                         Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: