Olá... Quarta-feira, trabalhando na zona oeste em um dia repleto de surpresas. Essa região da cidade do Rio de Janeiro nos surpreende com a velocidade com que consegue mudar as suas paisagens. Fora as obras públicas como a Transoeste e suas inúmeras estações, ainda há os novos Shopping Centers, sem falar dos prédios que surgiram e ainda estão por vir.
E no meio a tantas novidades, acabei parando no engarrafamento na Avenida Cesário de Melo, justamente em frente a Capela de Santo Antônio, que vocês vêem na foto que fiz de dentro do carro para o Blog de hoje. Trata-se de uma construção muito simpática e que abriga ao lado a Creche Santo Antônio, que é um serviço de assistência à infância da Casa de N. S. do Desterro e de Santo Antônio. Foi construída com recursos fornecidos pela Paróquia de N. S. do Desterro e seu funcionamento teve início em julho de 1986.
A instuição recebe crianças das comunidades da periferia, de famílias carentes, cujas mães trabalham no centro de Campo Grande. Atualmente conta com 186 crianças matriculadas, com atendimento totalmente gratuito, de 2ª feira à 6ª feira, das 7h30m às 17h30m. A faixa etária é de 1 a 4 anos; a partir dessa idade, as crianças são automaticamente matriculadas nos Jardins de Infância da Prefeitura.
Ao fotografar imaginei que era uma igrejinha, mas acabei descobrindo que se tratava de uma capela e que seu funcionamento está ligado a uma capelania. A Capelania é um tipo de Assistência Religiosa e Social prestada aos serviços Civis e Militares, prevista e garantida pela Constituição Federal de 1988, sob a Lei 6923 art. 5 e inciso VII. O Capelão é o sacerdote que dirige serviços religiosos e presta assistência espiritual em corporações militares, hospitais, colégios e comunidades religiosas.
A Capelania ganhou muita força nestes últimos anos, principalmente no Brasil pelas Lideranças Religiosas, já que os hospitais, presídios, escolas, universidades e outras instituições vem se preocupando com a qualidade no atendimento das pessoas com carências espirituais, afetivas e emocionais, necessitando de alguém que lhes dê estimulo e entusiasmo. A especialização em Capelania é um dos Cursos mais procurados pelas Lideranças Religiosas do Mundo.
O mais importante de tudo isso, é vermos que as pessoas estão se preocupando com o próximo. Há uma luz no fim do túnel e nem tudo está perdido.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário