Translate

quarta-feira, 21 de maio de 2014

POST 139/2014 - NÃO É KINDER, MAS TRAZ MUITAS SURPRESAS


Olá...   Iniciando a semana, resolvi falar de um assunto bem diferente, não sei se por influência de tantos programas culinários, pela fome que estava quando cheguei em casa ou a busca de novos desafios para trazer ao Blog, escolhi os ovos. Na verdade, meia dúzia deles de uma vez... Fiz a foto do estojo acima, com uma base colorida para destacar o branco...

O Ovo é um alimento de origem animal e consumido pelos humanos ao longo de milhares de anos. Eles são produzidos de forma industrial, em setores granjeiros específicos, a avicultura, considerada de grande importância econômica e/ou através de métodos tradicionais, onde são produzidos em sítios e fazendas, usando métodos menos industrializados, este com menor importância econômica.

A criação de galinhas  pelo homem surgiu a milhares de anos. Na península ibérica surgiu a cerca de 8.000 anos como uma atividade doméstica ligada ao meio rural. A seleção das raças de galinhas poedeiras (que só produzem ovos) são conseguidas através da seleção artificial,  onde consegue-se gerar galinhas para corte, conhecidos como frangos, e galinhas exclusivas para produzir ovos. Estas atividades remontam os primeiros anos do século XX, contudo a avicultura não era tratada como atividade granjeira até os anos 60, onde nasceu a atividade da avicultura intensiva, apoiada pelos desenvolvimento de rações compostas e em inovações tecnológicas na produção.

A procura mais comuns dos ovos, são pelos de galinha, seguidos dos de codorna e bem menos os de pata. Atualmente, o maior produtor de ovos da Europa é o Reino Unido, seguido por França e Espanha. A nível mundial, a China é com grande diferença o maior produtor de ovos no mundo, com cerca de 43% da produção mundial.  

A cor da casca dos ovos, branca ou marrom, é um caráter genético, consequência da raça da galinha e não tem nenhuma relação com a qualidade seja nutritiva ou gastronômica. Ainda assim, observa-se que há preferência por parte dos consumidores para ovos marrons. Esta preferência é observada em Galícia, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e Brasil. Comigo não era diferente, sempre achei os marrons melhores, contrariando a minha esposa.

Pesquisando na Net descobri que existe O INSTITUTO OVOS BRASIL, fundado em 2007, é uma entidade sem fins lucrativos, criada com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde.  A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto "ovo" como um alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais.

Pasmem, existe o Dia Mundial do Ovo, que  é comemorado todos os anos na segunda sexta-feira do mês de outubro e tem campanha de divulgação da data promovida pelo INSTITUTO OVOS BRASIL.

O ovo foi banido de cardápio pelos médicos por alguns anos. Ele era acusado pela maioria dos especialistas de promover a alta do colesterol e até engordar. Agora, os estudiosos acreditam que ele foi mal julgado e que, na verdade, o alimento pode ser um forte aliado das dietas.  Uma das mais recentes pesquisas sobre o ovo, foi feita pelo Departamento de Obesidade da Pennington  Biomedical Research Center da Universidade do Estado de Louisiana. O resultado revela que ingerir o alimento pela manhã faz toda a diferença no emagrecimento.

Os pesquisadores analisaram 152 pacientes, homens e mulheres, entre 25 e 60 anos. Parte do grupo consumiu toda a manhã dois ovos e outra parte adotou bagel - pão tradicional americano. Ao final de oito semanas, a perda de peso entre a turma do ovo foi 65% maior na comparação com os demais voluntários.O índice de redução de cintura também foi 34% maior entre eles, assim como a redução de gordura - 16% maior.

Outra pesquisa, realizada na Bélgica e publicada no Journal of Nutrition, apontou ainda que o ovo é capaz de diminuir o nível de ansiedade. E isso ajuda a tornar o processo da dieta um pouco mais fácil. E para quem se empolgou e pretende, a partir de agora, adotar o alimento no café-da-manhã, vou presenteá-los com 3 receitas:
  • Cardápio 1 -  1 xícara de chá branco + 2 fatias de pão integral com grãos + 1 fatia de peito de peru + 1 ovo cozido.
  • Cardápio 2 - 1 copo (200 ml) de leite de soja light + 3 torradas integrais com tofú + 1 omelete (2 claras e 1 gema) + 1 fatia fina de melão
  • Cardápio 3 - 1 copo (200 ml) de suco de melancia + 1 fatia de pão integral com mussarela de búfala + 1 ovo mexido com tomate.
Quem experimentar e obter resultados, favor registrar aqui no Blog, 

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: