13 de outubro de 2014
Olá... Nesta segunda visitei uma obra em um condomínio muito especial, pois além da natureza presente, havia um lago com alguns peixes. Claro que não poderia deixar de registrar esse momento, então fiz a foto para o Blog de hoje. Não sou muito entendedor de peixes, principalmente os de água doce, mas presumi que o maior deles trata-se de uma carpa. Os outros dois não faço a menor ideia, mas são muito feios...
A carpa é uma espécie de peixe que se destaca pela sua beleza peculiar, de cor acinzentada prateada, esse peixe é muito comum na Ásia. Mas no ocidente, a carpa pode ser vista em diversos lugares como animais de estimação. Essa é um espécie de peixe teleósteo da família Cyprinidae.
É uma espécie que se origina de grandes lagos e rios da Ásia, Europa e África, onde as populações selvagens enfrentam risco de extinção, contudo é muito difundida como peixe de criação em vários ambientes, nos quais poderiam ser considerada espécie invasora, por se adaptarem bem em ambientes distintos de seu habitat natural. O risco de extinção se deve a caça predatória do próprio homem.
Possui boca pequena, sem dentes verdadeiros, rodeada de barbilhões curtos; alimenta-se de vegetais e outras substâncias. É ovíparo, podendo chegar a medir até 100 centímetros de comprimento. Sua coloração varia do cinza ao prateado e no caso das carpas ornamentais, há uma variedade muito maior, sendo coloridas ou estampadas.
Estas carpas surgiram por mutação genética espontânea das carpas comuns (carpas cinza) na região de Niigata (no Japão) e que no período de 1804 e 1829 foram multiplicadas pelos piscicultores da região que aperfeiçoaram suas características chegando a obter três tipos híbridos: o Higoi (carpa vermelha), o Asagui (carpa azul e vermelha) e o Bekko (branca e preta).
No Japão, os criadores de carpas se unem em torno do All Japan Nishikigoi Promotion Association (JNPA) para promover exposições, concursos e leilões de carpas. Por outro lado, os colecionadores particulares se associam em torno do Zen Nippon Airinkai que agenda exposições ao nível internacional.
No Brasil, a Associação Brasileira de Nishikigoi (ABN), fundada em 1978, reúne criadores, expositores e aquariofilistas e vem realizando exposições anuais desde 1980. Assim como no Japão, os aquariofilistas têm sua própria associação, o Brazilian Koi Club.
Algo que nos passa despercebido, pode ser encarado de forma muito séria por outros.
Até a próxima,
Amo vocês.
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário