19 de outubro de 2014
Olá... Mais um domingo com a possibilidade de vivenciar aquela famosa frase de Pero Vaz de Caminha: "Aqui, em se plantando, tudo dá". E assim, vemos a natureza retribuindo, em uma pequena horta aquilo que se plantou com muito amor. Percebendo esse momento mágico, fiz questão de registrar com minha câmera para eternizá-lo aqui no Blog de hoje.
Falando mais especificamente sobre a foto, trata-se, obviamente, de um pimentão e o que mais me impressionou foi o fato de um arbusto tão delgado produzir um fruto tão grande, proporcionalmente a este. Apesar de adorar pimentão, como bom urbano que sou, nunca havia visto este diretamente em no pé e para mim foi surpreendente.
O pimentão é um fruto do tipo baga, de formato diferenciado e encontrado em variadas cores, como o amarelo, verde, vermelho, creme, laranja e roxo, de uma espécie de planta arbustiva cujo nome científico é Capsicum annuum L. Esta planta, originária do continente americano, especificamente da América Central e do norte da América do Sul, possui folhas de coloração verde-escura de formato oval-lanceolado, flores pequenas em tons de branco e pode atingir uma altura de até um metro e meio.
Da família das Solanáceas, da qual estão inclusas aproximadamente 2.000 espécies, entre elas a pimenta, a batata e o tomate, o pimentão assim como outros membros de sua família é muito apreciado na culinária de diferentes países por ser um alimento saboroso e por conter propriedades medicinais atraentes.
O sabor levemente picante característico dos pimentões é muito apreciado pelos brasileiros que os consomem de diferentes maneiras, desde crus em saladas, como também assados, refogados e como ingrediente de várias receitas. Este sabor picante presente nos pimentões é devido a uma substância chamada capsaicina. Esta substância, também encontrada nas pimentas, porém em concentrações maiores, ajuda a limpar o estômago e ainda é eficaz em combater os germes presentes no intestino.
Além da capsaicina, o pimentão contém vitamina C, vitamina A e minerais como o cálcio, fósforo e ferro. Por conter baixíssimas calorias o pimentão pode estar incluso em dietas de emagrecimento e ainda possui propriedades que beneficiam pele, unhas e cabelos. Outra substância encontrada nos pimentões é a capsorubina, um pigmento antioxidante e protetor das células.
Os pimentões são cultivados em várias regiões do Brasil com destaque para o Estado de Minas Gerais e São Paulo que são os principais produtores. Para se desenvolverem bem as plantas dos pimentões necessitam de solos bem drenados, porém não encharcados, e sem salinidade, com temperatura em torno de 21 a 27 graus Celsius. São plantas muito sensíveis ao frio e geada, e requerem boa luminosidade e calor durante todo o seu ciclo vegetativo.
Geralmente a colheita dos pimentões inicia-se em 12 a 16 semanas após o plantio, e pode se prolongar por alguns meses. Os pimentões podem ser colhidos quando estão bem desenvolvidos, mas ainda verdes, ou quando estão maduros.
Já não dá mais para plantá-los e consumi-los no Natal, mas certamente pode servir para um bom molho de cachorro-quente no Carnaval, então vamos iniciar a plantação já, pode ser até num vasinho... Vou fazer a minha, depois lhes conto.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário