Translate

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

POST 293/2014 - CALCULADORAS HP

20 de outubro de 2014

Olá... Mais uma semana começando e muitos negócios estão por vir, só que o mercado tem exigido muito, não só na qualidade dos produtos, não só um diferencial de atendimento, mas principalmente uma condição comercial competitiva. Para tanto temos que brigar muito, para não perdermos negócios com preços muito acima da concorrência e nem entregarmos a possibilidade de melhorarmos nossas margens. Assim, temos que calcular muito e a melhor companheira nesta hora é a calculadora.

Tenho uma calculadora HP desde de que estava na faculdade, isso faz muito tempo... Inicialmente usei a HP 11C que era uma calculadora científica e muito interessante para o meu curso, pois além de tudo, podíamos programar algumas soluções algébricas nela. Muito depois, já trabalhando, desenvolvi um programa que me ajudava a definir os traços de concreto (proporção de materiais componentes da mistura) e conquistei vários clientes desta forma.

Mas como tudo na vida um dia acaba, há uns quatro anos atrás ela pifou... Pensei em mandar consertá-la, mas desisti e acabei por comprar uma financeira, visto que já não existe mais a científica com essa configuração e adotei a HP 12C. Confesso que não é a mesma coisa, mas dá para quebrar bem o galho. 

A Hewlett-Packard, ou simplesmente HP é uma empresa cuja sede se encontra em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos. Ela se concentra no campo de computação, impressão, tratamento de imagem e também vende softwaree serviços. Fundada em 1939 por Bill Hewlett e David Packard, dois estudantes da Stanford University, que haviam se tornado amigos em um acampamento de 2 semanas no Colorado em 1934. Bill continuou os estudos em Stanford e no MIT, enquanto David começou a trabalhar na GE. 

Morando em Palo Alto – Califórnia, fizeram um investimento inicial de 538 dólares para montar numa garagem seu primeiro produto que foi um oscilador de áudio, um instrumento muito usado por engenheiros de som para fazer testes. Um de seus primeiros clientes foi a Walt Disney Studios que adquiriu 8 destes osciladores para desenvolver e testar o som para o filme de animação "Fantasia", de 1940.

A 3 de Março de 1986, HP registra o domínio HP.com, tornando-o o nono domínio .com registrado. Em 1987 a garagem em Palo Alto onde Hewlett e Packard iniciaram o negócio foi tida como marca histórico do estado da Califórnia.

HP-11C foi uma calculadora programável científica da escala intermediária, fabricada pela Hewlett-Packard dos EUA. Pertencia à série Voyager, que também incluía os modelos 10C/15C (científicas), 12C (financeira), e 16C (ciência da computação). Comparada à série precedente, a HP-11C se situaria entre a HP-33E/C e HP-34C. Incluiu também duas características novas: um gerador interno do número aleatório e uma tecla de retrocesso (backspace) que permitia corrigir os números teclados, um algarismo por vez.

O que destacou realmente a HP-11C foi o seu preço mais baixo, combinado com suas potencialidades de programação mais avançadas. Permitia 15 rótulos (labels) indicadores de início de programa (0-9 e A-E), sub-rotinas (aninháveis a 4 níveis de profundidade), 8 testes condicionais, laços (loops) de incremento/decréscimo, e 2 sinalizadores (flags). Para a edição de programa, a calculadora permitia a inserção de instruções (as linhas de programação incluídas não apagavam as antigas) e o apagamento de linhas de programa, através da tecla de retrocesso.

Já a HP 12C é uma calculadora financeira programável utilizada na execução de cálculos financeiros envolvendo juros compostos, taxas de retorno, amortização. A HP 12C utiliza método RPN e introduziu o conceito de fluxo de caixa nas calculadoras, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos. Foi lançada em 1981, em substituição às calculadoras HP 38E e 38C. Para oferecer uma alternativa com menor custo, a empresa brasileira BrtC lançou a calculadora FC-12, o seu segundo modelo de calculadora financeira e uma calculadora similar à HP 12C Platinum (incluindo as funções financeiras e o método RPN e algébrico).

Diferentemente das calculadoras convencionais, que utilizam o método algébrico convencional, as HPs financeiras, utilizam o método Notação Polonesa Inversa, (RPN na sigla em inglês, de Reverse Polish Notation), que permite uma linha de raciocínio mais direta durante a formulação e melhor utilização da memória.

Esse novo método é viciante e quando o usuário destas calculadores pega uma convencional é um problema... Isso acontece demais comigo...

Até a próxima,
                        Amo vocês,
                                           Marcel Peixoto.

Nenhum comentário: