16 de outubro de 2014
Olá... O dia de hoje será inesquecível para mim, pois um fato que há muito eu temia, acabou por acontecer... Fui diagnosticado como diabético. Isso mesmo... Sempre me achei uma pessoa doce, mas daí a ter toda essa doçura no sangue, é outra coisa. Brincadeiras a parte, queria compartilhar com vocês, que leem o Blog, este empecilho que surgiu em minha vida, depondo para alertar aqueles que ainda podem evitar esse mal.
O diabetes melito, também conhecido como diabetes, é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físico-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrer complicações como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.
O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.
Embora ainda não haja uma cura definitiva para a/o diabetes (a palavra tanto pode ser feminina como masculina), há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador. Existem tipos diferenciados da doença, os mais comuns são:
- No diabetes tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes
- A pré-diabetes é um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2 - pois no caso do tipo 1 não existe pré-diabetes, a pessoa nasce com uma predisposição genética ao problema e a impossibilidade de produzir insulina, podendo desenvolver o diabetes em qualquer idade.
- No diabetes tipo 2 existe uma combinação de dois fatores - a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
Durante algum tempo estive pré-diabético, contudo não tomei as providências que deveria ter sido tomadas, mas acredito que não sou o único assim, o ser humano precisa de um choque para poder entender que o bem mais precioso que possui na vida é o seu próprio corpo, só quando as consequências batem a sua porta é que vamos realmente nos preocupar e agir. Fiquem tranquilos que estou agindo e espero ainda publicar vários Blogs aqui.
Diabetes é uma doença bastante comum no mundo, especialmente na América do Norte e norte da Europa, acometendo cerca de 7,6% da população adulta entre 30 e 69 anos e 0,3% das gestantes. Alterações da tolerância à glicose são observadas em 12% dos indivíduos adultos e em 7% das grávidas. Porém estima-se que cerca de 50% dos portadores de diabetes desconhecem o diagnóstico. Segundo uma projeção internacional, com o aumento do sedentarismo, obesidade e envelhecimento da população o número de pessoas com diabetes no mundo vai aumentar em mais de 50%, passando de 380 milhões em 2025. No meu caso, não precisei esperar tanto...
No próximo dia 14 de novembro será dedicado ao Dia Mundial da Diabetes e pretendo voltar a esse assunto aqui no blog, visto que será uma preocupação constante em minha vida doravante. A foto de hoje do Blog é do aparelhinho usado para medir a glicemia, que eu como todo diabético, utiliza para controlar os níveis de açúcar no sangue.
Se você tem alguma dúvida quanto ao seu nível de açúcar no sangue, faça um exame. Assim, talvez possa reverter a situação, modificando a sua dieta alimentar e fazendo mais exercícios.
Até a próxima,
Amo vocês,
Marcel Peixoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário