Translate

domingo, 2 de novembro de 2014

POST 287/2014 - CHÁ DA TARDE OU DA NOITE

14 de outubro de 2014

Olá... Nesta quarta-feira acabei trocando o tradicional café pelo chá, com o calorão que estamos enfrentando um sorvete seria mais apropriado, mas vamos de chá para suar um pouquinho,  na verdade adoro um bom chazinho para relaxar. Então fiz a foto do chá, que não é da tarde e sim da noite, para o Blog de hoje.

O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes e plantas, geralmente preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.

A história do chá remonta aos tempos ancestrais, no território chinês. Entre as lendas que narram o nascimento desta bebida aromática, a mais célebre relata que suas raízes se estendem até 5000 anos atrás, ao governo do Imperador Sheng Nong, popularmente conhecido como o Curandeiro Divino. 

Tentando solucionar a constante incidência de surtos epidêmicos em seu reino, ele criou uma lei que obrigava o povo a ferver a água antes de ingeri-la. Um dia, repousando sob uma árvore, o soberano deixou sua xícara de água esfriando um pouco e logo percebeu que algumas folhas haviam caído sobre o líquido, conferindo-lhe um tom castanho. Ao experimentar a bebida, descobriu que ela possuía um sabor aprazível, difundindo assim o cultivo deste alimento entre seus súditos.

Esta história remete a uma tradicional bebida preparada pelos monges budistas, com folhas de uma planta conhecida tecnicamente como Caméllia Sinensis, cultivada no Himalaia. Nesta época encontrava-se no poder a Dinastia Tang, aproximadamente entre os anos 618 e 906. Neste mesmo período, Lu Yu, monge budista da China, produziu no século VIII a primeira obra importante sobre o chá, intitulada Ch’a Ching. Nela são relatadas as várias formas de se cultivar o chá, e como melhor elaborar esta bebida. Segundo o autor, a China desempenha um papel crucial na disseminação do chá pelo Planeta.

Em princípios do século IX alguns monges provenientes do Japão levaram consigo algumas sementes, iniciando assim o cultivo do hábito que se tornaria tradição neste país. Tanto na China quanto no Japão, o chá conquistou um desenvolvimento sem igual, em todos os ambientes, até mesmo os artísticos e os religiosos, campo no qual passou a integrar um cerimonial sagrado.

Os primeiros europeus a contactar com o chá foram os portugueses que chegaram ao Japão em 1543. Os navios de Portugal transportavam a mercadoria até os portos de Lisboa, sendo daí conduzida para a Holanda e a França. Pioneiramente, um sacerdote jesuíta procedente de Portugal publicou o primeiro livro ocidental sobre o chá

Não demorou muito para que os portugueses perdessem o privilégio e cedessem a vez para os cargueiros holandeses e franceses. No século XVII a Holanda já detinha uma armada influente. O aventureiro Marco Pólo, ao registrar suas famosas viagens, teria incluído referências ao chá em suas narrativas; o português Gaspar da Cruz teria igualmente se referido a este líquido em uma correspondência direcionada ao seu rei.

O uso do chá na Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança, princesa portuguesa que casou com Carlos II da Inglaterra e pode ser situado a cerca de 1660. Catarina patrocinava "Tea parties", onde o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e, posteriormente, daí passou a ser também do gosto masculino. O chá era bebido em cafés e seu consumo foi crescendo desde o final do século XVII, sendo que era bebido a qualquer hora do dia até o início do século XIX, quando a tradição chá da tarde ("five o'clock tea") foi instituída pela sétima Duquesa de Bedford em Londres.

Do século XIX em diante, o hábito de consumir o chá se disseminou velozmente na Inglaterra, tornando-se tradicional. A partir das terras inglesas esta bebida se estendeu rapidamente aos Estados Unidos, à Austrália e ao Canadá, até se tornar popular em todo o Planeta. Enquanto isso, no Japão, o preparo do chá tornou-se uma arte, bem como o seu consumo.

O cultivo do chá começou no Brasil no século XIX, porém mesmo com uma excelente qualidade, não conseguiu ser uma cultura de tanto sucesso, graças a competição com os preços dos chás provenientes da Ásia. A região com maior produção em nosso território fica no  Vale do Ribeira, no estado de São Paulo, sendo que a maior parte da produção é voltada à exportação, mesmo sem ter atualmente,  a mesma qualidade do chá que era produzido nos primórdios do cultivo.

Mesmo assim, há aqueles que não dispensam um chazinho antes de dormir... Acho que estou indo para esse caminho também...

Até a próxima,
                        Amo vocês,
                                            Marcel Peixoto

Nenhum comentário: