Translate

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

ENSAIO FOTOGRÁFICO 035/15 - UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO - GUIGÓ



Este Ensaio Fotográfico, é a terceira parte do ensaio geral realizado nos últimos dia 07 e 08 de agosto, dentro do Parque das Águas na Estância Hidromineral de São Lourenço - MG. Trata-se da série denominada inicialmente de animais, ficando faltando apenas o blog "Paisagens" para completar o quarteto de publicações sobre a viagem à  São Lourenço/2015.

O Parque das Águas de São Lourenço, agrupa também vários primatas, os quais  se aproximam muito dos visitantes em busca e alimentos, como banana, etc...  Além dos macacos, vários gatos circulam pelo parque em busca de pássaros distraídos que possam lhe servirem de alimento... 

Nesta etapa, aproveitamos a proximidade com estes animais para trazê-los ao Blog, com algumas imagens que julguei interessantes.  Difícil falar de beleza com os macacos, mas no caso dos gatos é diferente, principalmente os tigrados, como os das fotos, são muito bonitos.


Em outras visitas, já registrei vários miquinhos, mas fiquei muito intrigado com estes macacos, pois nunca havia visto esta espécie e fui pesquisar, chegando aos Macacos Guigó. Esta espécie foi descoberta pela ciência em 1999, o macaco guigó, também chamado de guigó-de-coimbra-filho ou guigó de Sergipe (Callicebus coimbrai), é uma espécie exclusiva da Mata Atlântica e hoje integra a lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como um dos 26 primatas ameaçados de extinção.

Com pelos claros, cauda alaranjada e medindo até 80 centímetros, o guigó vive em grupos de três a sete animais e se alimenta de frutos, folhas e flores, podendo ainda consumir pequenos animais e raramente desce ao solo.

A espécie que habita trechos de Sergipe e Bahia, já é considerada extinta em 14 dos 125 fragmentos florestais em que foi registrada nos últimos dez anos. Entre as principais causas do desaparecimento do macaco guigó estão a perda de seu habitat, causada pelo impacto ambiental provocado por atividades relacionadas à urbanização, à produção agropecuária e às tentativas de domesticação dos animais.  

Todos esses fatores causam a redução das populações naturais, implicando a desestruturação demográfica e a perda de variabilidade genética, o que torna as populações dos primatas mais suscetíveis à extinção.


A preservação do Parque da Águas propicia a manutenção da espécie e sem perceber, acabamos por registrar uma espécie em extinção, o que torna este Blog muito especial para mim. Espero que apreciem as fotos e que valorizem os Guigós.

Para melhor visualizar o ensaio, clique na primeira foto...

FOTOGRAFIA: MARCEL PEIXOTO





















Nenhum comentário: