Translate

segunda-feira, 28 de julho de 2014

POST 205/2014 - TELA DE ABERTURA DO WINDOWS


Olá...  Estamos na quinta-feira, ressaca do niver de ontem,  mas com muito trabalho pela frente.  Assim deixei minha cidade em direção a Volta Redonda, para visitar algumas obras.  Neste trajeto acabei por chegar a um condomínio que fica no alto da cidade e quando olhei para a vista, imediatamente veio a minha mente a imagem do descanso de tela utilizado por muito tempo pelo sistema Windows, logo cliquei a imagem para o Blog... mas não lembra mesmo?

Isso tem uma explicação lógica. pois a referida imagem pode ser a mais vista no mundo todo, por aqueles que simplesmente ligaram o seu computador. A imagem chama-se “Bliss” e foi escolhida pela Microsoft  para servir como principal foto de abertura do sistema operacional Windows.  

O blog fotográfico Morts, afirma que ela foi vista por mais de 1 bilhão de pessoas. Como efeito comparativo, a publicação afirma que outra imagem bastante famosa, o quadro Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci,  foi visto 6,8 milhões de vezes, segundo dados do Louvre, em Paris.  É um número inimaginável...

Claro que tudo não passa de uma estimativa, baseada em quantas pessoas usaram o Windows XP e viram essa imagem desde 2002. O importante foi chamar atenção para o autor do clique, o ainda desconhecido Charles O’Rear.  Quando o fotógrafo, hoje com 73 anos, vendeu sua imagem para a Microsoft, ele não sabia que milhões e milhões de pessoas a veriam estampada na tela do computador.

O fotógrafo em entrevista recente a um jornal americano, confessou: “Se eu soubesse o quão popular ela se tornaria e quantos computadores estariam com ela, eu teria feito um trato e comentado ‘apenas me dê alguns centavos para cada vez que ela for vista’, isso seria um negócio melhor”.  Ex-funcionário da National Geographic, ele se recusa a dizer quanto recebeu da Microsoft, mas revela apenas que foi “extraordinário”.   Quem sabe um dia eu tenha uma foto assim?

Muitos acreditam se tratar de um local que não existe no mundo real, mas não é bem assim. Segundo O'Rear, ele estava passeando pela Califórnia, para buscar sua namorada em 1996, quando parou o carro para admirar a paisagem dos campos e tirar uma foto com sua câmera Mamiya RZ67. Uma tempestade passou pelo local, mas algumas nuvens haviam ficado – e de lá ele tirou a icônica fotografia.

Pouco tempo depois, a Microsoft havia descoberto a imagem graças a uma agência de fotografias que Bill Gates fundara em 1989. No entanto, o arquivo da fota não apresentava uma qualidade muito boa, então a empresa buscou o fotógrafo para comprar a original.

“Eles pediram a original, então nós chamamos o serviço dos correios”, comenta O’Rear, salientando que o transporte sairia muito caro para garantir a segurança da foto. “Então a Microsoft me disse:  ‘aqui está uma passagem de avião, nos traga aquela imagem, ela é muito valiosa’”. Será que a companhia de Bill Gates já sabia naquele tempo que a foto ficaria tão famosa?

O mais incrível é que ele usou uma câmera mediana, sem nenhum aparato tecnológico ou de produção. O local da imagem é na Califórnia e para que não tenham dúvida, o endereço foi revelado pelo site PetaPixel, para os fãs do Windows que queiram peregrinar até lá: 3101 Fremont Dr. (Sonoma Hwy.), Sonoma, CA. Com as coordenadas exatas: 38.250124,-122.410817.

Se quiserem conhecer o local, em Volta Redonda onde fiz a foto, é só pedir que informo também...

Até a próxima,
                      Amo vocês,
                                        Marcel Peixoto.

Um comentário:

Unknown disse...

Maravilhosa!
Esta foto é demais.
Serra da Mantiqueira

Parabéns!